Há 15 anos, Ayrton Senna deixava as pistas

Em 1º de maio de 1994, a Tamburello mudou a história do automobilismo.

Por: Edson Alexandre Gurtat

A curva Tamburello do GP na Itália mudou não apenas a história do automobilismo mundial, mas marcou corações de inúmeros brasileiros que estavam vidrados na televisão, vendo naquela manhã de 1º de maio de 94, Ayrton Senna largar na pole position.
Antes do tradicional almoço de domingo, famílias esperavam por ouvir da voz de Galvão Bueno “Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil”. Mas aquela manhã foi diferente.

O Acidente fatal a 300km/h que encerrou a carreira de um dos maiores ícones do esporte brasileiro e do automobilismo em todos os tempos, comoveu multidões. Às nove horas e doze minutos, horário de Brasília, o carro de Senna bate com força no muro. O piloto mexeu a cabeça algumas vezes, mas não saiu do lugar. Vinte e um minutos depois da batida o piloto é levado de helicóptero para o Hospital Maggiore, de Bolonha.
O estado de saúde era gravíssimo e pouco depois das 14 horas no Brasil a televisão anuncia a tragédia, morreu Ayrton Senna da Silva.
15 anos depois Ayrton Senna ainda é considerado um herói para o país. O tricampeão mundial de Fórmula 1 (88,90 e 91) foi um exemplo de generosidade. Ele iniciou obras filantrópicas que deram origem ao Instituto Ayrton Senna, que já ajudou mais de 11 milhões de crianças e jovens.

2 comentários:

Unknown disse...

mesmo criança, me lembro desse dia...

ótimo texto gurtat!

Robson disse...

Também lembro do dia. Mesmo criança e sem entender muito o que acontecia chorei bastante. Hoje a gente tem mais noção do que aquele momento representou. Mesmo longe daqui, a obra dele continua se propagando. O Senna sabia ser ídolo.