Tecnologia 3G: A facilidade chegou para os usuários

3G é um termo utilizado para designar a terceira geração das tecnologias de telefonia móvel. O sistema 3G atende a um mundo diversificado de usuários e necessidades. Alguns usam para obter banda larga em laptops, outros para acessar e-mails do seu telefone celular ou ainda utilizar redes sociais no smartphone.
O professor de tecnologias da informação, Ricardo Vicari, acredita que a importância da troca de dados se faz cada vez mais necessária no dia a dia. “As pessoas necessitam se comunicar de uma maneira mais rápida, e para facilitar a vida dos usuários o sistema de comunicação deve estar onde ele estiver. Com um sistema eficaz e rápido, as pessoas conseguem trocar informações, dados, fotos e tudo que elas quiserem. Hoje as atividades corporativas estão presentes fora da empresa, e com a tecnologia 3G essas atividades são facilitadas”, apresenta o professor.
Usuário da tecnologia 3G, Lucas Flessak, vê sua vida facilitada com o modem 3G. “Você consegue acessar a internet aonde estiver, pode ser dentro do carro, na empresa, na estrada ou mesmo na sua casa”, comenta Lucas.


Da linha telefônica aos pacotes de dados

A tecnologia 3G é uma grande evolução de suas antecessoras, na primeira geração das tecnologias de telefonia móvel, as transmissões eram baseadas em sinais analógicos, o seu objetivo era prover um sistema de comunicação de voz com mobilidade entre dois usuários numa rede celular. Nas de segunda geração, o sinal era baseado em transmissões digitais. Seu principal objetivo era que as redes pudessem comportar um número maior de usuários com uma qualidade superior. Ricardo Vicari explica o que a 3G ganhou de vantagem. “As tecnologias de terceira geração agregam sobre tudo um incremento de capacidade e velocidade para rede. Elas trazem o conceito de banda larga móvel, facilitando a vida dos usuários. Antes as empresas de telefonia ofereciam e se preocupavam em vender linhas telefônicas, hoje elas pensam muito mais em pacotes de dados. Para usuários de celular e smartphones a 3G permite um número muito grande de aplicações, incluindo vídeo conferências download de músicas e arquivos em alta velocidades, atualizar o facebook, postar no twitter, acesso a internet entre outras aplicações” finaliza Ricardo.

Por: Alexandre Gurtat



Ricardo Vicari, conectado pelo smartphone e modem 3G

0 comentários: