Reportagem: Twitter - Um ótimo Negócio

Twitter: um ótimo negócio


A tecnologia a serviço do consumidor chegou para ficar. Quanto mais comodidade os serviços de internet oferecem aos usuários, por mais tempo eles permanecem ligados à rede. Isso é o que vem acontecendo com o maior fenômeno da internet em 2009, o twitter.


Não é preciso estar conectado em um computador para enviar mensagens ao site de relacionamento. O usuário pode estar na beira da praia e com um celular enviar um tweet ou uma foto, ou ainda pode estar no elevador e postar com seu smartfone. As opções para o usuário estar conectado são as mais variadas possíveis, não importa o lugar, com um celular a pessoa está ligada ao mundo do twitter.


A rede social que mais cresce no mundo é também a que mais chama a atenção dos brasileiros. Em julho, o twitter foi acessado por 23% dos usuários brasileiros que navegam em casa ou no trabalho, o que segundo o Ibope Nielsen Online representa 8,3 milhões de pessoas, isso significa um aumento de 66% se comparado ao mês de junho. Para Juliano Spyer, autor do livro “Tudo que você prescisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)” existe três coisas principais que as pessoas gostam de fazer na internet: conversar, relacionar-se com outros e acessar informações. “As três coisas que as pessoas mais gostam de fazer na internet exigem deslocamento para determinadas ferramentas, mas com o twitter, elas podem fazer tudo junto, numa hora vaga” acrescenta Juliano que dentro do twitter é conhecido como @jasper.


Foi com o Twitter que a construtora Tecnisa vendeu um apartamento de 500 mil reais neste ano. Quando o usuário decide seguir o perfil de uma empresa, ele está em busca de informações que ao invés de ficar procurando em outros sites pode receber em sua página de uma maneira rápida, prática e que pode ser lida rapidamente e no momento escolhido por ele. “O Twitter conseguiu um uso e um alcance que até então nenhuma outra rede teve antes” enfatiza Pollyana Ferrari, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professora da PUC-SP.

Novas Ideias na Cabeça

Novas idéias na cabeça

Com o twitter pessoas já conseguiram comprar camisetas, economizar com sistema de comunicação interna, emprestar e trocar livros, ajudar abrigos de animais e ainda faturar prêmios e descontos. No mundo do twitter, as informações não param e as empresas que estão dentro da rede ganham cada vez mais com isso.


Em Cascavel, mais de 30 empresas já estão no twitter, o que representa menos de 0,5% no número de empresas que existem na cidade, segundo dados da Prefeitura Municipal. Se para alguns é imprescindível estar nas redes sociais, para outros é um novo filão de mercado. No twitter desde junho, a bebida Xima já promoveu diversas atividades para seus seguidores, um público que necessita receber informação de qualidade e exige um diferencial. Com o pensamento de buscar o novo a diretora da empresa, Marisa Somensi, decidiu promover promoções pelo microblog. “Quando fomos apresentados ao twitter, não pensávamos que teríamos em tão pouco tempo fortes resultados. Em nossa primeira promoção a ganhadora era do Rio de Janeiro e isso foi importante para mostrar como funciona o resultado das mensagens trocadas pelos próprios usuários”, cita ela.

Depois de entrarem com a conta do Xima, os diretores resolveram colocar a outra marca da empresa para fazer parte do site, e a Erva Mata Laranjeiras, se tornou pioneira entre as indústrias de erva mate a estarem presentes no site de relacionamento. “Já descobrimos alguns pontos de venda onde nosso produto estava em falta e também já usamos algumas vezes as “Direct Messages” para falar com nossos consumidores”, sintetiza Marisa Somensi.


Uma das primeiras empresas de Cascavel a entrarem no microblog foi a Bielle Club, que desde o início de 2009 compartilha informações de uma forma mais rápida com os seus clientes. “Fomos uma das empresas “pioneiras” aqui em Cascavel a aderirem ao Twitter. Participamos de um seminário sobre redes sociais em São Paulo e desde então viemos disseminando as informações sobre os sites de relacionamento”, comenta o proprietário da Bielle, Marcelo Carlesso.

“Como a globalização das mídias sociais é muito rápida, precisamos estar sempre atualizados, e aderir ao twitter foi também uma forma bem bacana de trocarmos informações e recebermos um feedback de nosso clientes”, conclui Marcelo.


Pensando em estar em diversos canais, a construtora JL aderiu também ao twitter. “Estamos mudando a maneira de nos comunicarmos com nosso público, e sentimos a necessidade de estarmos em diversos sites de relacionamento”, destaca o assessor de imprensa da construtora, Marcus Bastianello. Em São Paulo, a construtora Tecnisa efetuou uma venda pelo twitter dois meses depois de estar participando da rede. Já em Cascavel, a construtora JL não tem essa pretensão logo de início. “Efetuar uma venda pelo twitter é ótimo, mas como nem sempre isso é possível logo no começo, queremos promover algumas promoções e divulgar assuntos que levem nossos usuários a se interessarem mais por nosso produto”, argumenta Bastianello.


A primeira faculdade de Cascavel a entrar no Twitter foi a FAG – Faculdade Assis Gurgacz – visando sempre estar à frente nas inovações e nas tendências da comunicação desde a metade do ano a faculdade se preocupa em manter atualizado seu perfil nas redes sociais. Para a assessora de imprensa e responsável pelo twitter da FAG, Marcia Breda, as redes de relacionamento são uma grande ferramenta comunicação. “Dentro do twitter você encontra um público bem especifico e que está ligado a essas novas redes, por isso é muito importante à faculdade se manter próxima ao aluno”, avalia Marcia.

Por ser uma ferramenta de baixo custo e de grande facilidade, a divulgação acontece de uma maneira atraente. “Divulgar parceiros e ser divulgado pelo mesmo é algo que atinge um número grande de pessoas, e com a disseminação da informação, o simples “post” acaba se tornando um grande atrativo para a empresa”, destaca a assessora.


Divulgando promoções e facilidades da loja, a Coral Tintas vem ganhando seguidores nos últimos meses. “É muito importante estar inserido nas novas tendências da web. Ganhamos alguns clientes que poderiam buscar os produtos em outras lojas, mas compram conosco por saberem das nossas promoções quando estavam necessitando delas”, conta Naires Tressoldi proprietária da loja.

Pequenas e médias empresas usam cada vez mais o twitter para se comunicar com o mundo, já que muitas não possuem um grande orçamento publicitário, o twitter se tornou um grande recurso de marketing. Para muitas, é mais fácil estabelecer contato com o cliente pelo twitter do que criar um site.

Estar por dentro da rede social que mais cresce no mundo é estar conectado em uma das mais novas tendências da web.

O mundo empresarial no twitter

O twitter vem se tornando uma ferramenta fundamental na relação pública de algumas empresas, além de ser uma excelente forma de informação sobre seus consumidores. Pollyana Ferrari analisa o twitter como algo totalmente novo. “É uma ferramenta muito poderosa, pois diferentemente do Orkut, Facebook e MSN, o Twitter permite que a interação seja da maneira que mais lhe convém. Pode ser para prestação de serviços como, por exemplo, SAC; para informar de novidades e lançamentos de produtos e até mesmo para ativismo digital e mobilização”, esclarece ela.

Grandes multinacionais como Kodak, Samsung e Starbucks usam o twitter para manter seus clientes informados sobre ofertas e lançamentos, aproveitam para divulgar novidades sobre a empresa e seus produtos, além de promover seus próprios sites. “É fundamental que as empresas usem o twitter para disseminar informação, retwittar posts bacanas (compartilhando a fonte sempre),sugerir links relevantes para quem as segue, dar dicas de filmes, peças de teatro, veículos de mídia, ONGs e projetos de responsabilidade social. Tudo que acontece de mais relevante na rede surge primeiro no Twitter” complementa Pollyana Ferrari.

Quem também aderiu fortemente ao twitter foram os meios de comunicação tradicionais, onde promovem seus produtos, interagindo de uma forma maior com o usuário. “Estar inserido nas novas tecnologias é uma necessidade básica para qualquer veículo de comunicação. Aproveitamos e deixamos nosso leitor sabendo antes o que teremos em nossa próxima edição, além de abrir um grande espaço para que ele interaja com o jornal”, informa Selma Becker, editora chefe e responsável pelo twitter do jornal Gazeta Mundial.

O Twitter é o buraco da fechadura. Uma fantástica ferramenta para espiar. Para sentir o mercado. Como tudo que é em tempo real, twitter exige fôlego, pois nenhuma outra rede social te deixa com tanta informação para ser administrada”, encerra Pollyana.



*O apagão que ligou Itaipu no Twitter


No final da noite do dia 10 de novembro, um blecaute atingiu várias cidades do Brasil. Os primeiros rumores foram de que a falta de energia tinha sido causada por uma pane na hidrelétrica de Itaipu, e os olhos da imprensa mundial se voltaram para a maior usina do mundo. “Entramos no twitter por que vimos que seria a maneira mais fácil de disseminar as informações que tínhamos sobre o apagão. A idéia surgiu do superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla. Recebemos milhares de telefonemas de jornalistas do mundo inteiro, e a cada ligação passávamos a mesma informação”, explica o gerente de divisão de imprensa de Itaipu, Cláudio Pemetta. O perfil de Itaipu no twitter foi criado especialmente para os jornalistas, mas como a disseminação da informação é algo incontrolável, o perfil recebeu inúmeros seguidores. “Depois que começamos a postar informações pelo twitter o número de ligações foi diminuindo, o que comprovou a eficácia do site de relacionamento”, garante Claudio Pemetta.


Por: Alexandre Gurtat

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