Os aprendizados de um dia

Quanto se pode aprender em um dia?. E em uma hora?. Podemos aprender tudo ao mesmo tempo ou nunca aprendemos nada?.
Existem lições do dia a dia que devíamos sempre compartilhar. E quando eu digo compartilhar não é apenas postar no twitter, colocar no facebook ou ainda criar ou entrar em alguma comunidade do orkut. É ir além, é retransmitir a informação e as pequenas aprendizagens do seu cotidiano para o mundo por todas as mídias, todos os meios que você possui. Vale lembrar que ainda existem cartas para serem enviadas, basta que você escreva.
Foram em pequenas horas do meu dia de hoje que tirei cinco lições. São cinco reflexões que precisam ser compartilhadas, por que trocar informações é estar em contato.
A primeira lição é que com um simples elogio as pessoas podem se sentir muito mais valorizadas do que por tudo que elas já fizeram antes. Palavras de Steve Wozniak, ou somente WOZ, em entrevista a Cesar Tralli, durante o programa Espaço Aberto da Globo News. Criador da Apple e do computador pessoal da forma como o conhecemos hoje, Wozniak é alguém para se inspirar pelo seu bom humor e sua simplicidade.
Quando criou a Apple junto com Steve Jobs, WOZ não sabia se devia continuar na empresa até que ele descobriu que poderia continuar a ser o que ele era: um engenheiro.
Ser exclusivo não é o bastante, para os criadores da marca Hermès o desejo pode ser mais saboroso do que o produto em si. Esse pensamento é a segunda lição, pois mesmo que os clientes da marca tenham que esperar seis, oito ou até mesmo um ano por um produto, eles não desistem. Isso acontece em nossas vidas, quando realmente queremos algo, sentimos o sabor antecipado do que teremos.
Vivemos na era do Nexo e a empresa Super Uber tem uma definição perfeita para os futuros profissionais. O que pode-se chamar de terceira lição do dia: seja muito bom em alguma coisa, mas esteja antenado com tudo a sua volta, saiba o que acontece ao redor e aprenda como lidar com as outras situações.
Ver o novo e o diferente em lugares que ninguém nunca viu, são metas que as novas empresas pensam para o dia de hoje. Se anos atrás existiam cientistas e desbravadores que fizeram com que o mundo chegasse onde estamos, o número de pessoas que querem que o mundo vá além continua a existir, o que essas pessoas precisam é saber buscar o diferencial, buscar o simples, por que muito mais do que fazer algo grandioso que ninguém use é melhor criar algo simples e que todos possam lidar sem ao menos terem que ler o manual de instruções. Criar o simples é a quarta lição.
Não bastassem essas quatro lições de hoje, foi com uma fórmula que posso dizer que terminei este post, quem sabe se você anotar em algum lugar essas novas siglas lhe ajudem: SED – Sonho, Equilíbrio e Dedicação. A quinta lição do dia quer dizer que você deve viver a vida com paixão pois assim o sucesso corre atrás de você.

Por: Alexandre Gurtat

3 comentários:

Waldinei disse...

Isso ae Gurtat!

Amábyle Sandri disse...

Perfeito. Só mudaria a ordem da sigla para DES - dedicação e equilíbrio levam você à conquista do sonho. ;) Vai com tudo!

Anônimo disse...

Bacana o texto meu irmão. Parabéns!
Aproveito a oportunidade para convidá-lo à visitar também o meu blog: www.maximusatelier.com.br/blog
no link OPINIÃO tem alguns textos que vão nesse mesmo sentido dos seus.
Grande abraço.