Ação Integrada pela Cidadania: mais que o bailão do final de semana

O Ação Integrada pela Cidadania é um projeto social mantido pela Fundação Assis Gurgacz há 4 anos, que atende a terceira idade,adolescentes e crianças que moram nos bairros próximos a faculdade. Com a participação de professores e acadêmicos de todos os cursos da FAG, o projeto desenvolve atividades variadas dentro do campus.
Atualmente o projeto atende 200 idosos e conta com uma lista de espera com 300 nomes, explica Salete Chrun, cordenadora do projeto. As atividades incluem academia de ginastica, fisioterapia,informática,dança,teatro,oficina de arte, esportes, coral, nutricionista, alfabetização, terapia em grupo e individual e viagens duas vezes por ano. Tudo com horário marcado e dias certos da semana para cada atividade. "Desde que começei a participar do programa minha vida mudou radicalmente", assegura José Pitondo Filho, de Lindoeste, e que participa das atividades às segundas, quartas e sextas-feiras.

Da Música do Siri ao som de Valsa

Todas as Quintas-Feiras a hora da diversão retorna à rotina dos idosos, é o dia que eles participam de esportes adaptados e danças, “Aqui é onde eles se expressam, é algo mais que o bailão do final de semana” relata Dafynni Safraider, estagiária do projeto e estudante do 5º período de educação física da FAG. As músicas trabalhadas pelos colaboradores são escolhidas de forma que eles saiam da rotina, e conheçam novos ritmos e estilos musicais, como a dança do Siri, Valsa e o Axé, ritmo escolhido para ser o mais trabalhado durante o semestre.

O momento é único e aproveitado por cada um de uma forma diferente, como a dona Doraci G. Vieira, que além de praticar dança e esportes adaptados, consulta a nutricionista, faz caminhadas e hidroginástica. De acordo com ela depois que iniciou as atividades no projeto, sua vida mudou, ela se sente muito melhor e mais disposta.

Setenta e cinco crianças, as escolas estatuais Professor Victório E. Abrozino e Jardim Santa Cruz também são atendidas pelo programa. "Pretendemos criar mais 50 vagas para este ano. É muito gratificante ver a mudança nas crianças", comenta Salete. Adolescentes de 14 a 16 anos também são beneficiadas com o programa, através de cursos profissionalizantes oferecidos pelos cursos de graduação da FAG.



Por: Edson Alexandre Gurtat

0 comentários: