Por dentro do PAN - Parte 2

Por: Edson A. Gurtat

18 dias de festas para o esporte brasileiro, 161 medalhas conquistadas, vários recordes quebrados e índices conquistados para as olimpíadas de Pequim 2008.

Foram 659 atletas defendendo nossa bandeira em todas as modalidades, 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze, diversas revelações surgiram neste PAN, entre elas Douglas Brose que conquistou medalha de bronze no karatê.
Brose foi inspirado quando pequeno por alguns filmes de luta, como: O Grande Dragão Branco e A Fúria do Dragão. Com oito anos ele escolheu o Karatê, essa escolha lhe rendeu vários frutos, o último deles é a medalha de bronze, conquistada no primeiro PAN de sua carreira.

“Foi muito bom competir no PAN, ter o apoio de toda torcida, dos amigos e familiares”, conta Douglas.Para suprir a falta de experiência em jogos pan-americanos, ele contou com sua namorada, a experiente Lucélia Ribeiro, que conquistou sua 3ª medalha de ouro no Rio 2007, “Ela me ajudou muito, me passando varias dicas para a competição, assim nunca quebro a cara” afirma Brose. Ele espera vários investimentos para o karatê brasileiro, “A situação está um pouco a desejar, mas com o PAN aqui no Brasil e com excelentes resultados que o karatê obteve, a tendência é de melhoras” conclui o atleta.

Silvia Maria é moradora do Rio e acompanhou de perto alguns jogos, ela ficou admirada com a tranqüilidade que as pessoas demonstravam nas competições e também com a organização do evento. “Em um jogo de dois times do Rio no maracanã, na maioria das vezes acontecem brigas e confusões na saída, mas na final feminina foi totalmente calmo, até mesmo quem estava com camisa de seu time saiu tranquilamente” conta a carioca.

O evento multidesportivo das Américas chegou ao fim, deixando um grande legado de centros esportivos para a cidade do Rio e também para o Brasil.A cidade sede dos Jogos Pan-americanos de 2011 é Guadalajara, mas antes dos jogos de 2011 vamos ver nossos atletas ano que vem nas Olimpíadas de Pequim.

0 comentários: