RCTV - O Retorno

Por: Edson A. Gurtat

Após 53 anos de transmissões, o canal venezuelano RCTV foi fechado pelo Presidente da República Bolivariana da Venezuelana, Hugo Chavéz.Chavéz tirou de cena o seu maior adversário, para criar um espaço onde pequenos produtores tenham vez, à TVes “televisão socialista”.

Mas a partir da próxima segunda (16), a RCTV volta a ser retransmitida como canal pago chamando-se RCTV Internacional. Pelas operadoras Intercable, DirecTV, Net-uno e Planet, a emissora mais antiga e “mais vista da Venezuela” deve atingir 21,34 por cento dos lares venezuelanos.
Minutos antes do enceramento da transmissão da RCTV, no dia 27 de maio, o site/blog Gurtat conversou com Kevin Santoro, um venezuelano de classe média, que passou seus 26 anos acompanhando os vários programas da RCTV.

Gurtat: Como é para você Kevin ver o fechamento da RCTV?

Kevin: Muita tristeza, a RCTV era um canal que tinha de tudo e para todos, um canal com uma talentosa equipe, onde podíamos ver programas informativos que permitem mostrar ao mundo os acontecimentos como eles realmente acontecem, canal que por suas telas mostrou as primeiras imagens da lua. Neste canal podemos ver o amor que eles têm pelo seu país, levando uma infinidade de programas para o povo venezuelano.Uma das coisas imorais que o governo poderia se queixar, é que dez anos atrás, durante as madrugadas passavam filmes para adultos categoria B, onde apareciam mulheres com a parte de cima sem sutiã.

Gurtat: Chavéz faz acusações de que a RCTV teve parte no golpe de 2002 contra ele, você acredita que isso tenha sido um dos principais motivos por ele não ter renovado a concessão?

Kevin: Sim é por isso, mas a Venevisión (outra emissora de TV da Venezuela) também sem medo algum, mostrou tudo sobre o golpe, e teve sua concessão renovada por mais 5 anos.

Gurtat: Mas após o golpe, Venevisión é favorável a Chavéz?

Kevin: Para mim se acovardaram e se alienaram com o governo.

Gurtat: Qual a sua visão do seu presidente?

Kevin: Que ele é um imperialista.

Gurtat: Para você a RCTV tem chance de voltar ao ar?

Kevin: Somente por cabo ou canal privado, e já anunciaram que o Sr. Presidente esta fazendo pressão nas empresas de canal acabo para não aceitarem solicitações da RCTV.

“Aqui a Justiça é do Chavéz” – Kevin Santoro

0 comentários: