Agecin: espaço para vivenciar o mercado

Por Edson A. Gurtat & Juliana Zanoni

A fim de oferecer um espaço de prática laboratorial, o curso de Comunicação Social da FAG, criou em 2002 a Agência Experimental de Comunicação Integrada (AGECIN) que desde então vem desenvolvendo projetos em diversos setores da comunicação. A partir deste ano, sob a coordenação dos professores Andressa Bruning e Ralph Willians de Camargo, o espaço foi dividido em vários núcleos, para que seus alunos possam interagir com a profissão e desenvolver trabalhos como realmente acontece no cotidiano da profissão.

Ao todo, a Agecin possui cinco núcleos de trabalho: Impresso, Publicidade e Propaganda, Rádio, Tele e Web. Um dos novos projetos é a Usina Publicitária de Idéias – UPI, na qual os acadêmicos vivenciam as funções de um publicitário profissional, com orientação dos professores Andressa Bruning e Mark Reginatto. Outra inovação é a produção do LÉRO, jornal com noticías sobre comunicação, que conta com a professora Claudia Jawsnicker e o professor Ralph Willians como orientadores.

Com mais de trinta alunos participando dos projetos, a AGECIN tem oito estudantes fixos: Ana Paula Heck, Edson Alexandre Gurtat, Fábio Bagatoli, Gustavo Ribeiro, Luciana Dotto, Luiz Bendotti, Joana Talini e Maria Fernanda Dilemburg, - responsáveis pelo desenvolvimento de campanhas internas, criação de layout e produções de VT´s e demais trabalhos.
A AGECIN ainda conta com a orientação dos professores Cristiano Medeiros, Luiz Sonda e Juliana Cancian.

Para a professora Andressa, a agência é uma ótima oportunidade para os alunos. "Atividades como estas são ótimas para fixar o aprendizado, pois estabelecem um elo entre a teoria e prática, preparando profissionais de excelência que farão a diferença no mercado de trabalho", comenta ela. Para o professor Ralph Willians, a Agecin é um verdadeiro complemento ao aprendizado teórico do aluno. "O mercado não admite erros e a Agêncin é uma boa oportunidade que os alunos têm para vivenciar a profissão antes de encarar o mercado. E esse não deve ser passível de falhas" conclui o professor.

Texto pode ser encontrado no Blog: http://www.ofoca.fag.edu.br/?p=145

0 comentários: