Entrevista: Felipe da Silva Feitosa

Por: Edson Alexandre Gurtat

O site gurtat.com entrevistou Felipe da Silva Feitosa. Ele tem 28 anos e é um brasileiro que mora na Suíça. Estudante de Filosofia nos conta mais sobre as dificuldades enfrentadas por ele quando chegou ao País.

gurtat.com: Felipe, como é morar na Suíça? E desde quando você está nesse país?

Felipe:
Estou aqui desde Setembro de 2007. Basicamente não é legal morar longe da sua terra, principalmente quando você é carioca e curte sua cidade, amigos, seu lugar.

gurtat.com: A suíça tem varias regiões, qual região você mora?

Felipe:
Eu moro na região Italiana que faz fronteira com a Itália. Estou a 50 Km de Milão, mais ou menos.

gurtat.com: Desde sua chegada à Suíça você já conheceu outros países da Europa?

Felipe:
Fui três vezes para Milão. Na Itália as coisas são mais baratas e é perto daqui.

gurtat.com: Como o Brasileiro é visto na Suíça?

Felipe:
Não é muito bem visto. Eu moro em Lugano e, desde a década de 80, ocorreu uma explosão de prostitutas afetando a imagem do brasileiro de uma forma geral. Eles generalizam o Sul-americano como um todo.

gurtat.com: Quais as principais dificuldades que você enfrentou quando chegou?

Felipe:
A saudade. A forma como você é visto aqui na Suíça e as dificuldades burocráticas por ser estudante também são complicadas.

gurtat.com: E quais as principais saudades do Brasil?

Felipe:
Amigos, ex-namoradas, rolos, a rotina. Ir à praia quando estava com problemas, comprar uma paçoca por 30 centavos. A Família.

gurtat.com: Você está estudando?

Felipe:
Faço Filosofia e Teologia.

gurtat.com: Você já trabalhou depois que chegou?

Felipe:
Apenas “bicos” com informática. Agora consegui arrumar um emprego; vou trabalhar no Mcdonalds em uma cidade vizinha.

gurtat.com: Quais motivos te levaram para a Suíça?

Felipe:
Minha família estava morando aqui e eu estava passando por diversas dificuldades financeiras no Brasil; também estava com vontade de estudar. E somando tudo isso, decidi vir pra cá.

gurtat.com: Sua mãe é casada com um Suíço, isso te abriu as portas mais fácil?

Felipe:
Sim, pois quando você deseja vir para a Suíça, tem que ter um suíço responsável por você. Nesse sentido foi bem interessante e fazer a inscrição na faculdade não foi difícil, apenas precisei levar os documentos com a autorização do consulado.

gurtat.com: Que hábitos você conseguiu manter depois que se mudou para a Suíça?

Felipe:
Os alimentares principalmente. Faço farofa, feijão. Vejo canais brasileiros pela Internet, leio jornal, converso com amigos. De modo geral, meus modos mudaram radicalmente.

gurtat.com: Como é a cidade onde você vive?

Felipe:
Para o nosso padrão é uma cidade pequena (ainda mais pra mim que vim do RIO). Tem aproximadamente 55 mil habitantes.

gurtat.com: Você se sentiu mais seguro depois que foi morar aí?

Felipe:
Isto é bem interessante. Outro dia fui para Milão e senti a diferença. Milão é parecido com São Paulo e tem criminalidade, quando voltei pra Suíça senti uma sensação de segurança. Conversando com alguns Brasileiros que já voltaram pro Brasil para visitar a família eles sempre falam que têm medo até de atravessar a rua.

gurtat.com: Qual a principal diferença que você vê de um país de primeiro mundo, como a Suíça, para o Brasil?

Felipe:
A educação é um fator bem interessante. A educação é estatal e não tem divisão social dentro das escolas. Eu tenho duas irmãs menores e elas estudam com milionários. As funções públicas aqui realmente funcionam e, com o dinheiro que sobra, eles tentam manter a cidade bonita.

gurtat.com: Você vê algum problema de corrupção pelos meios de comunicação?

Felipe:
Eles não costumam divulgar os problemas deles; a mídia aqui não costuma divulgar problemas como estes. Ouvi dizer que teve um problema na polícia sobre drogas, mas eles não divulgam.

gurtat.com: Você está em reta final de provas na faculdade, como são as provas?

Felipe:
Aqui as provas são orais, e se eu não conseguir os créditos tenho que refazer a matéria. Você marca a prova e o professor faz algumas perguntas, para ver se você sabe a matéria. Quando você não consegue os créditos, ainda pode remarcar para fazer em outro dia.

gurtat.com: Você já precisou usar o sistema de saúde da Suíça?

Felipe:
O “SUS” aqui é interessante, pois ele é “meio” privatizado. Você é obrigado a ter um plano de saúde. Quando você necessita de algo, vai até o médico que te uma requisição e você leva ao plano de saúde, onde lhe dão o dinheiro.

gurtat.com: Como é o seu dia-a-dia?

Felipe:
Basicamente estudo e entro na Internet, onde vejo sobre o trabalho. A Suíça é conhecida como um país chato (o mais chato que existe), já que aqui as baladas terminam às duas da manhã. Tudo tem que fechar às duas da manhã.

gurtat.com: Você lê jornal?

Felipe:
Leio jornais brasileiros como: Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de São Paulo. Leio também alguns jornais Italianos e, às vezes, New York Times e BBC. Dos jornais suíços eu não gosto.

gurtat.com: Qual o tempo limite que você pode trabalhar?

Felipe: São 15 horas semanais. Se eu trabalhar mais posso até ser expulso do País.

gurtat.com: Quando você pretende voltar ao Brasil?

Felipe: Gostaria de ter voltado já! Mas como foi difícil conseguir um emprego e me estabilizar aqui, pretendo ir apenas ao final do ano, quando tiver férias do trabalho e da faculdade.

Felipe da Silva Feitosa era morador do Rio de Janeiro e desde Setembro de 2007 está na Suíça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre me imagino viajando bastante. Aliás, minha infância foi assim, mas nunca fui para o exterior... do jeito que sou, acho que não me adaptaria (ou não).

Gostei das perguntas. Dá pra ter uma noção bem abrangente da situação.
E torço bastante para que, na próxima entrevista, vc tenha que acordar às 4h da matina!! huauauauauauaua

bjooo!

Anônimo disse...

aff que saudade sua felipe!!!!
ate encontrei essa sua entrevista. penso muito em vc vc ficou no meu coracao.
vc e´uma pessoa especial!!!
Povo esse cara aqui vai ser o cara quando vai publicar o livro que tem a tempo na cabecinha.
Te adoro amigo nao te esqueci
Ale