Entrevista sobre o povo CELTA

Por: Edson Alexandre Gurtat

Você já ouviu falar sobre a Cultura CELTA? O Site gurtat.com conversou com Ioldanach. Ele é um aficionado nos estudos da cultura, história e mitologia celta. Morador do Rio de Janeiro, tem 37 anos e desde os 12 anos estuda sobre esta Cultura. Ele prefere ser chamado apenas de Ioldanach, e por isso o site não vai divulgar seu nome.

gurtat.com: O que é CELTA?

Ioldanach: Celta refere-se uma cultura da Idade do Ferro que fincou bases numa vasta região do continente europeu.

gurtat.com: O que é ser um Celtista?

Ioldanach: Celtista diz respeito à pessoa que é aficionada no estudo da cultura, história e mitologia celta, como é meu caso; Eu fico restrito ao estudo, mas há colegas que além de Celtistas são os chamados “CR” (Celtistas Reconstrucionistas).

gurtat.com: O que são os CR?

Ioldanach: Os CR são pesquisadores também, mas vão além e têm uma abordagem místico-religiosa sobre o tema.

gurtat.com: Qual outra abordagem os CR dão ao tema?

Ioldanach: Eles têm como intenção maior reviver a cultura celta, claro que adaptando aos dia de hoje. Não devem ser confundidos com os Wiccans

gurtat.com: Como seria reviver a cultura celta? Como eles viviam? E o que são os Wiccans?

Ioldanach:
Os CR pesquisam como os celtas viviam no passado e buscam reviver estes costumes nos dias de hoje. Representa dizer a música, a religião e assim por diante. Já os Wiccans são o que chamam de “Bruxos Modernos”. É um movimento criado no final do século XIX que mescla ocultismo, satanismo, ritos maçons e também cultura celta. O seu precursor foi Gerald Gardner. Por ser uma visão muito deturpada da cultura celta, isso gera uma espécie de divisão. Existe, por exemplo, a ABRAWICCA que agrega os representantes da Wicca no Brasil; da parte dos CR houve várias tentativas de organização, sendo a mais rumorosa a ODB (Ordem Druida do Brasil), porém não deu certo.

gurtat.com: Como você conheceu esta Cultura?

Ioldanach:
O assunto despertou-me mais atenção por que, apesar de ser um povo que foi precursor de uma tecnologia de ponta na época (metalurgia do ferro), eles não têm destaque nos livros de história e tampouco apesar desta vantagem, não chegaram a constituir um império.

gurtat.com: Por que os Celtas não chegaram a construir nenhum império?

Ioldanach:
Existem várias explicações.Uma delas é que eles estavam, por exemplo, cercados de vizinhos bem hostis e faltava unidade política.

gurtat.com: Por que não lemos sobre os Celtas em livros de história tradicionais?

Ioldanach:
Bom, normalmente é relatada uma certa visão comprometida a exaltar o legado europeu em certas particularidades; não se fala da contribuição árabe, por exemplo. A idéia básica é firmar no legado greco-romano de um lado e exaltar a herança judaico-cristã do outro. Tudo mais é encarado como hostilidade ou menosprezo.

gurtat.com: Onde você encontra material de pesquisa sobre a cultura Celta hoje?

Ioldanach:
Existem poucos livros em português. Há muitos que são na verdade fontes de desinformação. No geral eu busco as fontes clássicas como, por exemplo, As Guerras Gálicas de César. Mas a rigor, se alguém quer estudar o tema, tem que se dedicar a ler autores clássicos e mesmo religiosos (fazendo uma boa filtragem). Porque como os celtas formavam uma cultura ágrafa, não há nada deles do próprio punho, sendo o restante publicações de arqueologia. As Cartas de São Patrício, por exemplo, são uma boa fonte, indireta é claro, sobre a vida dos celtas na Irlanda.

gurtat.com: Qual o significado de seu nome na cultura Celta?

Ioldanach:
Ioldanach é Mestre dos Mil Talentos. Havia uma grande guerra no horizonte entre povos até vivendo em paz por força de um tratado; Para avisar da invasão, Lugh teve que partir. Chegando ao reino, para avisar do perigo, teve que enfrentar uma série de testes, porque a lei local só permitia a entreda a quem tivesse uma habilidade útil pra aquele lugar. Então disse que era um bom ferreiro, mas já tinha um ótimo ferreiro por lá; em seguida, que era um ótimo curandeiro, mas já tinham um, e assim por diante. Para cada habilidade que ele ( Lugh ) dizia ter, respondiam que não podia entrar pois já havia alguém mais hábil. Sem poder revelar a sua identidade, por fim ele diz : ‘Chame o rei e diga que em seus portões há alguém que é um hábil ferreiro, ótimo curandeiro, excelente poeta e que desafia a todos para provar ser ele o mais hábil’. O Rei permitiu que entrasse e em desafio disse que se não comprovasse seu valor, seria morto. Ao final, depois de muitas horas, ele comprovou que era o melhor de todos em tudo. E o Rei disse que ele era merecedor de ser chamado pelo justo título de Ioldanach, o Mestre dos Mil Talentos.
Uma vez sozinho com o rei, despiu-se de seu disfarce e revelou quem era na verdade, avisando finalmente do perigo que o reino passava.

gurtat.com: Como o povo Celta desapareceu? Ou eles ainda existem?

Ioldanach:
Os celtas tinham duas características: sincréticos e miscigenados, quero dizer: com cada cultura que travavam contato, eles se modificavam não só em seus costumes, mas também em sua aparência física.
No geral se consideram como celtas , ou melhor, seus herdeiros: irlandeses, escoceses, manês*, cornicos* e Galeses. Estes são só os chamados “celtas insulares”

gurtat.com: Por que estudar esta cultura?

Ioldanach:
Sempre fiquei curioso a respeito do que existe além desta visão estrita “greco-romana” e “judaico-cristã”. Afinal o que escrevo sobre os celtas é o que dá mais destaque e rende maior projeção, porém, não é só sobre isto que escrevo e nem apenas é isto que estudo.

gurtat.com: quem são os principais estudiosos da cultura celta no Brasil hoje?

Ioldanach:
o Brathair** (Grupo de Estudos Celtas e Germânicos) agrega os principais estudiosos (http://www.brathair.com). Também tem o pessoal não acadêmico CR, do Grupo Três Mundos (http://br.geocities.com/sitetresmundos)


gurtat.com: Quem quiser saber mais sobre esta cultura pode entrar em contato como?

Ioldanach:
Pode acessar os sites: http://canalcelta.tk, http://groups.myspace.com/canalcelta, http://www.brathair.cjb.net. E também será bem-vindo à comunidade no orkut ou no MySpace do Canal Celta.

* Manês da Ilha de Man, Córnicos da Cornualha.
** Brathair é irmão em gaélico.

Ioldanach é um dos escritores mais reconhecidos sobre a cultura celta no Brasil. Desde os 12 anos estuda sobre o povo Celta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Impressão minha ou isso foi uma aula??
Achei legal o fato dele ter citado várias fontes, assim quem tiver mais interesse terá onde pesquisar!
Adorei!
Vc esta ficando cada vez melhor em suas entrevistas, hein!
beijoooo

Nas aguas do teu olhar... disse...

Ora viva!! faltam partes nessa entrevista que vale a pena salientar... aqui deste lado do atlântico a cultura existe em bem mais locais que os mencionados, ricos em cultura celta... existe a brilhante Bretanha que ainda possui o seu gaelico vivo(Dialecto), excelente musica celta, tradicionalmente falando ate mais rica e bela que a irlandeses, existe também a parte da península ibérica da qual eu faço parte e considero me um descendente celta, Minho zona portuguesa da Galiza, repleta de vestígios celtas, infelizmente a língua é perdida...existe uma historia corajosa que não se pode esquecer...obrigado pela atenção

abraço

iceman