Analise do editorial Novas estratégias

ANALISE: Por Edson Alexandre Gurtat e Waldinei Gili

Editorial: Gazeta do Povo – 05/03/2008 – Novas estratégias

Este editorial com oito parágrafos apresenta dois assuntos ligados para chegar em um mesmo pensamento, “Grandes apreensões devem ocorrer, é evidente, mas não resolvem tudo”.

Parágrafos 1 e 2 ele apresenta o primeiro ponto do editorial – posse do delegado Fernando Francischini – tratando os fatos no presente, mostrando como uma mudança era necessária e depois abordando os fatos no futuro, apontando como a mudança deve acontecer.
Ainda no parágrafo 2 de forma sutil e isolada o editorial critica o governo federal.
A argumentação acontece nos parágrafos 3, 4 e 5, onde, o editorial faz a prova das afirmações anteriores sobre a competência e a importância do novo delegado. Ele aproveita ainda o parágrafo 5 como o inicio de um novo tema, mostrando o que está acontecendo no Brasil e depois logo no parágrafo seguinte ligando a questão com o mundo.
“O tráfico de cocaína cresceu cerca de 30% no Brasil...”, o editorial volta a provar sua preocupação com a apreensão de drogas no parágrafo 7.
Concluem no oitavo parágrafo com mais dados e alertando a sociedade sobre o tráfico que passa pelo Brasil. Não recordar da pose do delegado, mas colocando de forma evidente que a atitude que deve ser tomada por Fernando Francischini é a mais correta para a sociedade brasileira e mundial.

0 comentários: