Especial Twittosfera: Parte 2

Twittosfera

Assim como aconteceu com o Orkut e acontece com quase todos os fenômenos pop, o Twitter foi aderido pela grande massa; no Brasil o site cresceu 52,8% de janeiro para fevereiro deste ano e já passou da sua fase de estréia, quando era conhecido apenas por early adopters (adeptos a novidades). Ganhou um grande ajudante em sua divulgação no Brasil, a revista Época, que trouxe em sua edição de número 565 uma reportagem de capa sobre o Twitter. Depois da publicação da revista para cá o crescimento foi ainda maior, quem não tinha o twitter está fazendo e quem era early adopters está se “twittercidando” (deixando o Twitter), fenômeno que se repete quando a massa invade sites que eram conhecidos por poucos.

Twittercidismo ou orkutcídio está se tornando constante na WEB brasileira, antigos usuários do orkut se mudaram para o Facebook e MySpace, e agora vem acontecendo também com o Twitter. Os desbravadores do microblog já protestaram e pediram que a divulgação do Twitter no Brasil fosse interrompida pelos meios de comunicação.

Em entrevista recente o diretor-geral do MySpace no Brasil, Emerson Calegaretti, explicou que os early adopters usam os sites de relacionamento como símbolo de status; pertencer a sites que ninguém conhece é ser um desbravador, um conhecedor de mistérios herméticos que os demais ainda não conhecem.

Mas até quando os twittercídios vão acontecer? O Brasil é um país com proporções de continente, o que é bom e gratuito arrasta multidões por aqui, e o Twitter chegou para isso.

Diferentemente do orkut o microblog tem 3 comandos que nos dão privacidade diferenciada, proteção à invasão de conteúdos não solicitados e direito de escolha: Block, unfollow e follow.

Se você quiser receber spam, propagandas ou anúncios terá de segui-los, assim como quem quiser saber sobre você deverá te seguir; Esta é a grande vantagem do twitter: siga o que você quiser.

Com a chegada da massa ao twitter chega também um tsunami de comunicação diferenciada: jornais transmitindo via Twitter, emissoras de TV fazendo reportagens sobre o twitter, programas de TV lendo Twitter ao vivo, sites com estilo do Twitter devem surgir e infinidades de coisas devem se mudar para a Twittosfera.


Por: Alexandre Gurtat

0 comentários: