O TEXTO JORNALÍSTICO NA INTERNET

Por: Alexandre Gurtat

Com a evolução tecnológica observamos também uma evolução no texto jornalístico. O meio sofreu grandes alterações e a necessidade de se enquadrar a ele foi evidente, porém ainda não completa.

No fórum de tecnologia realizado no pela INFO no mês de setembro o vice-presidente de estratégia e inovação da Yang e Rubicam, Walter Longo, comentou sobre a mudança pela qual essa linguagem vem passando. Para ele a mudança do meio analógico pro meio digital sofreu uma enorme transmutação e muitos ainda não aprenderam a lidar com isso. Os comunicólogos começaram a fazer TV com o modelo de Rádio e agora querem fazer internet com um pouco de tudo que já existia antes.
O texto jornalístico na internet hoje sofre mudanças, mas o que vemos é uma “releitura” dos textos de jornal.
A tecnologia sempre fez com que acontecessem mudanças na produção jornalística, à interatividade é um fator bem relevante e que influencia nos textos hoje.
Na internet o texto deve ser simples e objetivo, buscando sempre ajudar o leitor a compreender de uma maneira mais fácil o assunto. O usuário tem em mãos, inúmeros sites e normalmente está em todas ao mesmo tempo, por isso um texto direto e sem complicações faz que o usuário permaneça por mais tempo em sua página.
Ainda segundo Walter Longo, dentro da nova forma de praticar comunicação, teremos que reaprender tudo junto. Criando um formato, se isto vier a existir nesse meio.
Hoje observamos o crescimento da interação em diversos sites jornalísticos, como no G1, UOL, BOL, R7 e outros, além de sites que são construídos apenas com informações enviadas por usuários que estão fora do meio jornalístico.
Atrair e manter a atenção do leitor na internet é uma grande conquista. O texto jornalístico na web não precisa apenas informar, mas também mostrar outras opções de informação, para passar credibilidade e interatividade.

0 comentários: