TWITTER À MODA DO MOMENTO

Por: Alexandre Gurtat

Pesquisa realizada em 2009 pelo Ibope Mídia apontou que 52 % da população brasileira acessa a internet. A maioria dos usuários participa de pelo menos uma rede social, seja ela Orkut, Facebook, Twitter ou outra menos popular.

Empresas que estão dentro da web possuem uma facilidade maior para atrair clientes e também se relacionar com eles. “Estar dentro das redes sociais é indispensável para as empresas hoje, com os sites de relacionamento conseguimos entender melhor nosso cliente”, aponta Alexandre Incrti “Guga”, um dos administradores da Bielle Club.
Para a doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professora da PUC-SP, Pollyana Ferrari, o twitter é algo totalmente novo. “É uma ferramenta muito poderosa, pois diferentemente do Orkut, Facebook e MSN, o Twitter permite que a interação seja da maneira que mais lhe convém. Pode ser para prestação de serviços como, por exemplo, SAC; para informar de novidades e lançamentos de produtos e até mesmo para ativismo digital e mobilização”, esclarece Pollyana.
“Quando o usuário decide seguir o perfil de uma empresa, ele está em busca de informações que ao invés de ficar procurando em outros sites pode receber em sua página de uma maneira rápida, pratica e que pode ser lida rapidamente e no momento escolhido por ele”, comenta o professor em comunicação social Ralph Willians, que acredita ainda que “O Twitter conseguiu um uso e um alcance que até então nenhuma outra rede teve antes”, finaliza.
O twitter vem se tornando uma ferramenta fundamental na relação pública de algumas empresas, além de ser uma excelente forma de informação sobre seus consumidores. Por ser uma ferramenta de baixo custo e de grande facilidade, a divulgação acontece de uma maneira atraente. “No Twitter a informação chega primeiro. Não precisamos mais da TV e nem dos meios tradicionais” aponta o publicitário Marcelo Bill.
Uma das primeiras empresas de Cascavel a entrar no microblog foi a Bielle Club, que desde o início de 2009 compartilha informa¬ções de uma forma mais rápida com os seus clientes. “Fomos uma das empresas “pionei¬ras” aqui em Cascavel a aderirem ao Twitter. Participamos de um seminário sobre redes sociais em São Paulo e desde então viemos disseminando as informações sobre os sites de relacionamento”, comenta o proprietário e responsável pela área de mídia social da Bielle, Marcelo Carlesso.
“Como a globalização das mídias sociais é muito rápida, precisamos estar sempre atualizados, e aderir ao twitter foi também uma forma bem bacana de trocarmos informações e recebermos um feed¬back de nosso clientes”, conclui Marcelo.


Alexandre Incrti o “Guga" com o Twitter da Bielle aberto.

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