Nem todos assistem televisão "All Time"

Em um mundo cada vez mais globalizado o número de informações que encontramos em nossa sociedade é de maneira incontável. A cada dia as manchetes dos jornais trazem novos escândalos e novas vitórias, assim como as páginas internas trazem também um quadrado pouco conhecido: “Erramos”.

São poucos aqueles veículos que admitem seus erros e menor ainda são aqueles que notificam a população sobre os agravantes. Leitores e telespectadores esperam sempre uma notícia ética e confiável, com informações verdadeiras e claras.

A retratação feita pela revista Veja no caso Ibsen, não repara todos os prejuízos causados ao político, acaba diminuindo os efeitos ainda duradouros da publicação.Os telespectadores não são obrigados a assistir ao mesmo jornal todos os dias, assim como nem sempre lêem as mesmas revistas todas as semanas, e o que é dito hoje é tomado como verdade, mesmo que amanhã seja declarado um erro.

Para evitar que as informações falsas venham ocorrer no meio jornalístico, é necessário que sempre tenhamos fontes confiáveis e não fontes amigáveis ou ainda fontes que se vendam. Além de boas fontes os veículos de comunicação devem estar sempre atentos a informações publicadas pelos seus concorrentes e nunca repercutir sem antes chegar as informações.

O jornalismo deve tentar evitar o máximo uma informação com erros, já que não sabemos quando o leitor estará ligado novamente no veiculo de comunicação.

Por: Alexandre Gurtat

0 comentários: