A nova comunicação presente no cotidiano das empresas

Por exigência dos próprios consumidores e usuários é cada vez mais necessária à participação de um mediador social dentro das empresas, seja ele jornalista, publicitário, design ou relações públicas.
O contato mais próximo entre as corporações e seus consumidores é um dos grandes diferencias hoje, e como diversas empresas não conseguem fazer isso “boca à boca”, manter um diálogo pelas redes sociais é um bom princípio.
Os mediadores sociais devem pensar em fazer o produto ou serviço do cliente se tornar mais “humano”, promovendo uma maior interatividade com seu público-alvo. Com a chegada do Twitter essa conversa tem se tornado mais clara dentro das novas mídias, já que a repercussão acontece de maneira rápida e incontrolada.
Saber usar de maneira clara, correta e com foco são as exigências básicas para um mediador social trabalhar com o perfil das companhias. Desenvolver soluções para eliminar dúvidas ou críticas, interpretar a campanha e transforma - lá em um processo transmídia também são atividades para os mediadores, que devem conhecer profundamente a marca do cliente, para então obter soluções para a gestão de cada tipo de situação.
As redes de relacionamento são hoje uma nova área de trabalho para os comunicadores, mas é principalmente uma nova ferramenta de comercialização para as empresas. Há previsão de venda de 14 milhões de microcomputadores para o ano de 2010, jovens e adultos oriundos principalmente da classe C, descobrirão esse novo mercado da informação.
Os analistas sociais deverão estar alerta para os novos pensamentos produzidos na rede. Serão estudantes, donas de casa e trabalhadores que até o momento estavam no modo off line e agora passarão a interagir em busca de novos produtos, conceitos, tendências e até mesmo em busca de visibilidade. O comportamento gerado nas redes sociais está levando ao surgimento de novas ferramentas de contato cliente/empresa.
Esse novo mercado que está em expansão busca profissionais que saibam lidar com a geração “Y”. Ter a percepção das mudanças exigidas por essa geração é fundamental para estabelecer um diálogo com os novos clientes. Produzir uma experiência agradável de navegação ao usuário é essencial em um mundo que exige um contato mais próximo entre as empresas e seus consumidores.

Por: Alexandre Gurtat

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