Entrevista com José Bonifácio de Oliveira Sobrinho - Boni

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Boni, é um dos grandes nomes da televisão brasileira. Ao lado de Walter Clark, construiu a identidade da principal emissora do país, estabelecendo uma programação bem sucedida e aquilo que passou a ser conhecido como ‘padrão Globo de qualidade’.

Entrevistei Boni, para a Revista Verbo e agora disponibilizo on-line.

Alexandre Gurtat: Você é o criador do padrão globo de qualidade. Este é o grande diferencial da emissora? É isso que a mantém na liderança até hoje?

Boni: O Padrão Globo de Qualidade é um rótulo criado pela imprensa para se referir ao trabalho que fizemos na Globo por um bom tempo. Creio que esse diferencial vem sustentando a emissora à despeito dos problemas de criação e estratégia que ela atravessou nos últimos dez anos.

Alexandre Gurtat: Quando o fantástico mudou de “visual” perdeu audiência. As pessoas têm medo do novo na TV?

Boni: Visual ou seja forma influi muito pouco na audiência. O Fantástico perdeu conteúdo, acomodou-se. Ficou velho ao invez de renovar.

Alexandre Gurtat: São as novas mídias que tiram o público da TV?

Boni: As novas mídias tiram uma parcela da audiência da TV aberta, mas essa perda é pouco expressiva. Gratuita e variada a radiodifusão tem ainda muito tempo de vida útil.

Alexandre Gurtat: Em entrevista ao colunista Daniel Castro, da Folha de São Paulo, você diz que a única novidade que apareceu na TV nos últimos tempos foi o Big Brother Brasil. Por que? As emissoras têm medo de inovar?

Boni: Não sei. Talvez apostem em inovações equivocadas ou falte criação. O importante é que as emissoras estejam conscientes disso e se recuperem. Vejo a Globo,sob a direção do Octavio Florisbal, empenhada nisso.

Alexandre Gurtat: Um dos maiores fenômenos comerciais da temporada 2009 é o BBB. Segundo estimativas o faturamento do reality show é maior que o faturamento anual da Rede TV. O que você acha deste programa que é dirigido pelo seu filho, o Boninho? Estamos vivendo a era dos reality shows?

Boni: O Big Brother é um sucesso mundial. Não é o meu gênero, mas o Boninho faz o melhor Big Brother entre todos os internacionais. O Boninho é muito criativo e leva bem o BBB.O programa é chato, mas fatura.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista. Boni é um ícone para a televisão brasileira!