Informação Pluridimensional

Texto com base em “A tecnologia como mediação fundante da comunicação na pós-modernidade” de Silvio Ricardo Demétrio

Com o avanço das novas tecnologias acontecendo de uma maneira cada vez mais rápida e o acesso a essas novas tecnologias sendo facilitado, o modelo Unidirecional perdeu força e se esgotou.

Em um mundo cada vez mais globalizado, a comunicação que antes era unidirecional passa a ser de duas mãos, e o receptor que antes era apenas passivo, torna-se ativo e começa a responder a essas informações, criando e interagindo com o emissor (os meios de comunicação). Essa “interatividade” acontece de inúmeras maneiras, algumas que podemos nem conhecer e outras mais tradicionais, como a troca de e-mails, a votação e seleção por telefone, os “replays” no twitter, os “posts” no orkut e os comentários nos blogs e sites dos emissores.

Hoje vivemos muito mais do que o conceito colocado por Lasswell onde a comunicação tem um emissor e um receptor. Na atualidade não existe mais um emissor e um receptor, pois todos enviam para todos e ambos interagem. Esta evolução aconteceu principalmente com a chegada das mídias digitais onde o acesso a informação foi de uma forma brutamente difundida.

Se antes as pessoas tinham acesso apenas às informações por livros e jornais, hoje isso acontece no celular, na TV e, sobretudo no computador com a internet, onde na pós modernidade o mundo deixou de consumir informação unidirecional e passou a “consumir” informação pluridimensional.

Por: Alexandre Gurtat

0 comentários: